sábado, 22 de fevereiro de 2014

Os noturnos de Chopin.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje fala sobre um dos maiores pianista da história, Frédéric Chopin, ele o qual tem uma mistura perfeita quando o assunto é romantismo e técnica apurada ao piano, autor obras cujo são muito importantes para a história da música, sendo responsáveis por um legado que é bastante respeitado, e interpretado pelos melhores pianistas do mundo.
Chopin teve brilhantes composições, mas a fama de seus noturnos para piano são de uma grandeza enorme entre os músicos, composições que retratam o universo romântico da época,  como as diversas poesias que o inspirava, expressando um sentimento muito íntimo e intenso.
O estilo de composição dos noturnos são de autoria de um amigo de Chopin, o irlandês John Field, cujo após compor o novo estilo,o mostrou para Chopin, sendo que poucos anos mais tarde foi ele o responsável pela popularização e expansão dessa nova forma de composição.
Os noturnos de Chopin são divididos em 21 peças de curta duração, escritas especialmente para piano, compostas entre 1827 e 1846, são também consideradas os melhores trabalhos para um instrumento solo com curta duração, ocupando um lugar privilegiado nos concertos dos dias de hoje.
Chopin com o passar do tempo, conseguiu desenvolver cada vez mais os noturnos, tornando assim parte de sua identidade, e o afastando cada vez mais longe do original, evitando assim as críticas comparativas entre ele e Field. A partir de inovações tanto em técnicas interpretativas quanto em  partes da estrutura ,  foi bom o bastante para tornar as obras aclamadas pelo público e pela crítica.
A importância dessas composições é de muito grande, pois com o passar do tempo, e com a aprovação de quem a ouvia, começou a influenciar inúmeros compositores, entre eles estão nomes como:  Brahms, Wagner, Mendelsshon, Schumann, Liszt e muitos outros, aumentando assim ainda mais sua fama e reconhecimento como músico.









Djalma de Campos, 22/02/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário