sábado, 25 de janeiro de 2014

Uma pequena homenagem, para um grande Tom Jobim.

Olá, tudo bem  ?
O música faz história de hoje da os parabéns ao aniversariante do dia, Tom Jobim que foi reconhecido como um dos compositores mais importantes da segunda metade do século XX, tanto no Brasil como em todo mundo, suas composições são consideradas sofisticadas para sua época, encontrando as inspirações principalmente na natureza e na cidade do seu coração, o Rio de Janeiro.
Tom nasceu no bairro da Tijuca, se mudando com apenas 1 ano para Ipanema, bairro o qual foi criado. Motivado por sua mãe começou a tocar piano com um professor alemão, esse professor o qual foi o introdutor do estilo dodecafônico no Brasil, Hans-Joachim Koellreutter. No começo dos anos 50, com uma certa experiência no piano começou a tocar nos bares e a fazer arranjos para uma gravadora, datando dessa época suas primeiras composições, como Incerteza.
Com 29 anos ele conheceu Vinícius de Moraes por acaso em um bar, cujo um amigo sugeriu que Tom musicasse uma obra de Vinícius, essa a qual fez o grande sucesso Se Todos Fossem Iguais a Você, sendo gravadas diversas vezes. Isso possibilitou para que arrumasse inúmeras parcerias no ramo da música, como Elizabeth Cardoso, João Gilberto e o próprio Vinícius, inaugurando assim a bossa nova com canções como Eu Não Existo sem Você, Chega de Saudade,  Canção do Amor Demais.
Em 1962 foi destaque no Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall em Nova York, sendo que no ano seguinte compôs, com Vinícius, a mais famosa de todas canções brasileiras executadas no exterior, Garota de Ipanema.
O grande sucesso possibilitou até a oportunidade de gravar com um grande mito da música norte americana, o espetacular Frank Sinatra. Já no fim dos anos 60 participou do III Festival Internacional da Canção, mesmo com a vaia do público, ele levou em 1º lugar por decisão dos jurados.
Foi se apaixonando e se aprofundando cada vez mais quando o assunto era nacionalismo e cultura brasileira, sendo um grande amante de Villa Lobos e pesquisador de elementos típicos de nossa música. Tom viajou muito, conheceu diversas pessoas que o ensinaram muitas coisas, mas também foi professor de muitas outras, nos anos seguintes teve diversas parcerias, e muitas inspirações podendo assim relatar todas as lições aprendidas na vida aliadas de todo o seu amor pela música, até em dezembro de 1994, que durante uma recuperação de um câncer na bexiga,quando inesperadamente sofreu uma parada cardíaca, deixando  assim de existir na forma física, mas sendo eternizado como o grandioso compositor brasileiro.


                                             

                                                                            Matita Perê  -  Tom Jobim

                              
Djalma de Campos 25/01/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário