segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Teremim ( Theremin ).

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje trás um instrumento considerado moderno quando comparado aos naipes de orquestra, porém é um dos mais antigos instrumentos eletrônicos, com uma sonoridade única ele encanta muitas pessoas e causa estranhamento em tantas outras, estamos falando do teremim.
Criado pelo Lev Sergeivitch Termen na décanda de 20 em plena União Soviética, atual Rússia. Lev o qual trabalhava para a KGB e passou a vida fazendo equipamentos para espionagem até que desistiu desse emprego e passou a se dedicar ao violoncelo que era sua grande paixão. Quando um certo dia ele estava mexendo em um rádio e percebeu que a aproximação de sua mão na antena afetava o campo magnético, modificando assim a recepção do sinal. Com base nesse conceito construiu uma caixa com válvulas igual a do rádio e adaptou duas antenas, uma que ficava em posição vertical e outra horizontal.
Depois de uma viagem passando por alguns países da Europa se apresentando, aproximadamente no meio da década de 20 ele se mudou para o EUA e trocou o nome para Leon Theremim, cujo foi o nome que se popularizou com o instrumento. Em meados de 1938 ele foi levado de volta para URSS por agentes da KGB para trabalhar em desenvolvimentos de aparelhos de espionagem.
O teremim caiu em desuso após sua partida para o continente gelado, pois começaram a ser inventado outros aparelhos eletrônicos mais fáceis de serem tocados, porém teve aqueles que insistiram em utilizar e foi graça a esses que ele não chegou ao total esquecimento, sendo resgatado mais recentemente por grupos contemporâneos.

Leon Theremin playing his own instrument : http://www.youtube.com/watch?v=w5qf9O6c20o

Teremim - Meu Instrumento : http://www.youtube.com/watch?v=GBLKj2d0iC4


Clara Rockmore
Nascida em 1911 na Lituânia foi uma criança prodígio no violino e entrou no conservatório de São Petersburgo com 5 anos de idade ( aluno mais novo a ingressar no conservatório até os dias de hoje ), porém por uma doença nos ossos ela teve de largar a carreira de violinista, que no entanto levou a conhecer o instrumento recém criado chamado teremim, que ajudou a superar sua frustração de não poder mais fazer música.
Por ter estudado música formalmente com bons professores ela já tinha um conhecimento musical,  aliado de um ouvido apurado, isso ajudou e muito  a ter vantagem sobre os outros executantes.
Ela se apresentou por muito tempo acompanhada de sua irmã que era pianista, e todo o desenvolvimento de técnicas e sonoridade ajudou a aprimorar o instrumento recém criado para ter melhor desempenho. 

Clara Rockmore - Aria from Bachianas Brasileiras No.5(Heitor Villa-Lobos) : http://www.youtube.com/watch?v=XN7SRksycWM











Djalma de Campos 02/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário