sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Música nos campos de concentração, Auschwitz.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje vai falar da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente do campo de concentração de Auschwitz localizado na Polônia, e vamos mostrar que até nesse meio com tanto sofrimento e dor, existia música e até mesmo por mais louco que pareça, uma orquestra.
Auschwitz - Birkenau foi uma extensa rede de campos de concentração no sul da Polônia, operados pelo Terceiro Reich nas áreas polonesas que estavam em domínio da Alemanha nazista, sendo essas imensas prisões  os maiores símbolos dessa época. Essas construções foram para abrigar a imensa quantidade de judeus que eram presos, sendo que nas prisões das cidades não haviam mais espaço para tantas pessoas, porém o destaque é que esse foi o maior de todos os campos, porém os números de vítimas desse campo não é exato, mas giram entre 1,5 milhões e 2 milhões de mortos, sendo 90 % judeus.
A surpresa é que havia uma orquestra de prisioneiras, e não era uma simples orquestra, recebiam destaque e privilégios quando comparado aos demais que ali estavam, sendo o maior dos privilégios não serem mortas nas câmaras de gás e terem comida e um banho banho quente todos os dias.
A polonesa Sofia Czajkowska que por ventura tinha um bom conhecimento de música, recebeu ordens dos líderes da SS para que montasse uma orquestra e a regesse. Nisso passou a recrutar toda mulher que soubesse tocar algum instrumento ou que entendesse de teoria musical o suficiente para que fizesse cópias de partituras para  os integrantes da orquestra ( copistas ).
Czajkowska foi substituída depois de um tempo por Alma Rosé (sobrinha do compositor Gustav Mahler) que tinha sido presa em sua cidade natal Viena, sendo que por sua tradição musical e já tendo sido regente de orquestra anteriormente possibilitou ocupar o cargo rapidamente. A orquestra era composta por em média 40 integrantes, sendo que suas apresentações variavam, desde a chegada de novos judeus ao campo, em entretenimento aos soldados que queriam ouvir suas músicas favoritas, ou até mesmo no acompanhamento de pessoas que seriam executadas em câmaras de gás.
Essa manifestação musical foi uma tentativa de propaganda nazista para convencer quem estava do lado de fora que ali ainda havia um caráter humanitário, sendo que passavam a mensagem de um lugar que havia muito tempo de lazer com música ao vivo, mas poucos sabiam ou só os que ali dentro estavam, é que elas tocavam muitas vezes para os próprios assassinos de seus familiares durante até 10 horas por dia, uma profissão que uma nota errada poderia custar suas vidas.





Documentário ' Bach em Auschwitz ' : Michel Dareon fez um documentário com as sobreviventes  mostrando como essas mulheres musicistas tiveram a oportunidade de na música salvar a suas vidas.

Parte 1 : http://www.youtube.com/watch?v=5jl470oGftU

Parte 2 : http://www.youtube.com/watch?v=kHj-3m0Np9E

Parte 3 : http://www.youtube.com/watch?v=m8OxMupCXP0

Parte 4 : http://www.youtube.com/watch?v=ckUkVt7vkOo

Parte 5 : http://www.youtube.com/watch?v=MMV1HFL0JQc

Parte 6 : http://www.youtube.com/watch?v=lPo3W6iyxhw

Parte 7 : http://www.youtube.com/watch?v=MuU6g3kdjMc

Parte 8 : http://www.youtube.com/watch?v=8hfX7PeRGxw


Djalma de Campos 13/12/2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário