quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Viola da gamba.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje irá contemplar um instrumento certamente de uma sonoridade incrível, porém não conhecidos por muitos, ele o qual teve papel muito importante na construção da composição na história da música, criando um repertório muito agradável e explorando toda capacidade técnica dessa construção, essa é a viola da gamba.
Com sua invenção e desenvolvimento no século XV marcou presença na renascença e no período barroco. Ela veio de um instrumento pré existente a vihuela, instrumento de cordas pinçadas. semelhante ao violão. O seu atual nome se deu na Itália, pois gamba significa ' pernas ' cujo é onde a posição o instrumento se encontra durante sua execução, entre as pernas.
Ela ficou em evidencia sendo apreciada até o final do século XVIII sendo muito ouvida nas cortes europeias nesses período, com um repertório que demonstrava virtuosidade para época, porém a partir desse século foi caindo em desuso e substituída pelo violoncelo.
Sua chegada ao Brasil é incerta historicamente, apenas se sabe da vinda através dos poucos europeus ligados a cultura até o século XVIII, porém na atualidade com o resgate e a requisição de instrumentos de época para execução de música antiga vem aumentando, e em consequência ela está sendo mais tocada em salas de concerto.



Carolus Hacquart Suites for Viola da Gamba Opus III : https://www.youtube.com/watch?v=pVc0JUU7QCc



Carl Friedrich Abel: Arpeggio / Petr Wagner : https://www.youtube.com/watch?v=09J-ylTiS1U











Djalma de Campos 21/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário