segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Vinil.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje é sobre um objeto que muito dos adolescentes nunca pegaram na mão, nem mesmo sabem da sua história e de como marcou época e foi importante na divulgação musical, com uma qualidade sonora única e uma magia de época indiscutível é dele que  estamos falando, o avô do cd, o disco de vinil.
Chamado por muitos de LP ( Long Play ) ou Bolachão, foi uma forma de preservação e divulgação musical em massa criada na década de 40, feito de um material leve e resistente chamado de vinil, usualmente de cor preta, cujo os microssulcos que são neles grafados podem ser reproduzidos quando a agulha do toca discos passa por eles.
As vantagens quando comparado ao seu antecessor disco de goma- laca de 78 rotações RPM, são em sua leveza, maleáveis, resistente a quedas, mas ainda mais vantajoso quando comparado a capacidade de armazenamento de músicas, sendo superior ao goma-laca.
Houve o seu decaimento na década de 80 / 90, quando começou a produção e massificação de CDs que rapidamente ocuparam espaço dentro das casas e passaram a fazer o gosto da maioria da população que gostavam de ouvir música, prometendo maior capacidade, durabilidade e clareza sonora ( sem chiados ) .
Porém durante um bom tempo os amantes dessa arte permaneceram com os seus discos, cultivando esse hábito raro, admirando as capas e claro que o som que é inigualável.
Porém de alguns anos para cá só cresce a procura de vinil e a circulação em feiras e festivais do gênero, aumentando assim a riqueza de discos raros circulando pelas mãos dos grandes admiradores do disco, e tendo papel muito importante na divulgação e preservação popular do vinil, sendo ela apresentada para muitos que nunca tiveram contato antes ou para outros que já são íntimos dele, mas sempre estão afim de aprender um pouco mais.

David Russell plays Bach on vinyl- Rega P1 : https://www.youtube.com/watch?v=fSQLbMs8l8o


Preciso me Encontrar - Cartola : https://www.youtube.com/watch?v=HN0_mN7fWa8













Djalma de Campos 25/11/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário