quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pedro Cameron faz história.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o maestro, compositor e violonista brasileiro Pedro Cameron, ele o qual sou aluno de teoria musical, porém já estudei violão clássico.
Nascido em Buri – SP. Em 1948, deve a sua formação violonística aos Professores Aroldo Volpi e Oscar Magalhães Guerra, este último foi discípulo de Atílio Bernardini.
Estudou harmonia e fraseologia musical com os mestres Ornécio Pazinatto e Cláudio Stephan, técnicas de composição musical com Maurice Le Roux (França) e Leon Biriotti(Uruguai)
Como violonista apresentou-se em recitais e concertos com orquestra em várias cidades brasileiras, especialmente nas décadas de 70, 80 e início dos anos 90.
Fundou e dirigiu as Orquestras Sinfônicas de Tatuí, Sorocaba e Rio Claro, com as quais estreou grande parte de sua obra orquestral e de concerto solista. Atualmente reside em na cidade de Rio Claro.

Dentre suas obras destacam-se:

Repentes para Violão – 1º Premio do concurso Funarte – Vitale

Perspectivas – Premiada em Frankfurt – Alemanha

Trilogia – Premiada em Porto Alegre - RS.

Como professor vem formando, ao longo da sua vida profissional, inúmeros alunos em atividade musical no Brasil e no Exterior.

Em entrevista o violonista Welton Nadai o fez perguntas sobre a carreira do maestro e seus pensamentos.

Neste depoimento Pedro Cameron fala sobre o início das orquestras de Tatuí-SP, Sorocaba-SP ( Orquestra de Violão e Orquestra Sinfônica) e Rio Claro-SP. É um relato muito rico e marcante, e definitivamente retrata um momento na educação musical do estado de São Paulo, bem como também mostra como foi determinante a influência do mesmo na construção destas orquestras que se iniciaram com trabalho um coletivo e estão ativas até o presente momento.

                                                                                     Pedro Cameron ao violão.
Pedro Cameron no Violões Artes Trio, cujo é um dos integrantes junto com Welton Nadai e Lucas Penteado:

Violões Artes Trio - La Donna é Mobile (Rigoleto) G. VERDI

Violões Artes Trio - Estúdio Cantareira 2012



Djalma de Campos, 20/11/2013.




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Flavio23 de maio de 2017 04:35
    Eu Flávio Vaz, Fui aluno do Professor Aroldo Volpi por 5 anos, Em santo André de 1958 a 1962.
    Violão Classico e musicas populares de boa qualidade. Tempo muito bom, ele chegou a comentar sobre o Professor Pedro Cameron, e Isais Savio. Aprendi muito com ele e no terceiro ciclo eu já ajudava os mais novos nas pequenas peças de Atilio Bernardini. Até hoje aos 75 anos sou grato a ele por isso. Meu Professor de teoria foi o Maestro Gino Aranda. Pianista e acordionista.

    ResponderExcluir