quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Música e cinema.

Olá, tudo bem ?
Música faz história de hoje, vai voltar no tempo e fazer um breve resumo sobre a relação da sétima arte, o cinema com a música.
A música acompanha o cinema desde o seu nascimento, no final do século XIX, dando sentido, ênfase e realce a ideia original que o diretor queria provocar. Mesmo em filmes mudos a música não ficou de lado, as cenas eram acompanhados de orquestras ou pianistas.
Como por exemplo em  cenas de guerra com fundos musicais de Wagner, cujo compositor foi muito admirado na Segunda Guerra Mundial pelos soldados nazistas. Ou em definição de lugares como na Hungria tocar uma melodia do Liszt, Polônia tocar algum trecho de Chopin.
Só nos anos 20 a tecnologia permitiu fazer filmes com áudio, e após isso entre a década de 30 e 40 ouve um grande enriquecimento do cinema dos EUA, por causa dos refugiados da Segunda Guerra, onde muitos europeus escritores, músicos e entre outros profissionais contribuíram para o desenvolvimento dessa arte.
 Nos anos 50 o cinema precisava se reinventar por causa da invenção da televisão que fez com que perdesse um pouco de seu público, e as principais idéias foram na melhora das trilhas sonoras, dando a muitos filmes a partir dai trilhas sonoras originais e específicas através de contrato de diretores com grandes compositores do período, como em Psicose de Alfred Hitchock, com o compositor Bernard Hermann. Porém a utilização de arranjos pré existentes de Mahler, Tchaikovsky, Strauss ainda foram muito utilizados em fundo de muitas cenas.

Bernard Herrmann - Psycho (theme) :https://www.youtube.com/watch?v=qMTrVgpDwPk

Disney's Fantasia (1940) English HQ with subtitles FULL FILM :https://www.youtube.com/watch?v=bkBotKGCoxU









Djalma de Campos 20/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário