sábado, 23 de novembro de 2013

Metrônomo.


Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje vai abordar uma ferramenta musical que serviu de grande importância para muitos compositores e também interpretes, apesar de ser temido e odiado por muitos, por causa de não admitir atrasos ou quem queira correr demais na música, ele tem um papel importante na história musical e na vida profissional de todos os músicos, estamos falando dele, o metrônomo.
Sua criação foi em 1812 em Amsterdã, na joalheria de Dietrich Nikolaus Winkel. Porém o austríaco Johann Mälzel copiou a ideia fazendo alguns ajustes e modificações, e garantiu a patente para ele. Cerca de alguns anos após isso Johann apresentou '' sua '' invenção ao seu amigo Ludwig Van Beethoven, cujo a partir dai foi o primeiro compositor a utilizar metrônomo e colocar o andamento metronômico em suas composições.
O funcionamento e estrutura dos metrônomos tradicionais são parecidos com um relógio de corda, porém por causa do pêndulo e que nele existe um marcador sendo utilizado para selecionar qual andamento deseja, ele sempre produzirá a mesma oscilação com regularidade, seja ela lenta ou rápida.

Os andamentos são:

Grave ( devagar e solene )
Largo (largo e severo )
Larghetto ( mais suave e mais ligeiro que o largo )
Lento ( lento )
Adagio ( vagarosamente)
Andante ( velocidade do andar humano )
Andantino ( mais ligeiro que andante)
Moderato ( nem rápido, nem lento)
Allegretto ( quase um allegro)
Allegro ( ligeiro e alegre)
Vivace ( rápido e vivo)
Presto ( veloz e animado)
Prestissimo (muito rápido )

( termos estão em italiano)

*O compositor húngaro Gyorgy Ligeti compôs a peça Poème Symphonique pour 100 metronomes (Poema sinfônico para 100 metrônomos) em 1962, cada um dos 100 metrônomos tem sua mola totalmente carregada e ajustados em andamentos diferentes e depois disparados da maneira mais rápida possível e na medida que o tempo passa vão cada um parando em um dado instante sobrando no final apenas um metrônomo que também persiste um tempo sozinho e depois para. Esse poema sinfônico é executado em quanto as pessoas estão entrando na sala de apresentação e tomando os seus lugares.

Poème Symphonique for 100 metronomes in RI : https://www.youtube.com/watch?v=BJoee4izYak

* Antes do metrônomo muitos músicos utilizavam a pulsação do coração como referência de tempo.


Djalma de Campos 23/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário