quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Gaita de fole.

Olá, tudo bem ?
O música faz história de hoje vai analisar a história de um instrumento bastante conhecido pelas pessoas, porém pouco se fala sobre sua história e desenvolvimento no tempo, a gaita de fole.
O instrumento que é da família dos aerofoles tem uma origem muito polêmica,  sendo que foram encontrados referências de sua existência a 1000 a.C.  na Ásia Menor, tocada até o século 1 d.C. em muitos países como Índia, Espanha, Egito e França sendo muito popular nas Ilhas Britânicas, usado até como instrumento na marcha do campo de batalha.
Um instrumento que foi mencionado na bíblia, dando indícios aos historiadores do possível surgimento na região da Suméria, através da imigração dos Celtas sendo que sua introdução começou pela Pérsia, depois posteriormente em Roma e na Grécia, encontrando documentos que até o imperador Nero tocava gaita de fole, porém ela esteve presente em todas as classes sociais, usadas até em cerimônias religiosas, como cultos e celebrações.
Durante o renascimento a gaita de fole começou a fazer menos parte da cultura popular e ficar cada vez mais presente na corte, tanto Eduardo II e Eduardo III tiveram gaiteiros em sua corte. Sendo que o rei Henrique VIII tinha uma coleção de instrumentos dentro dos quais havia uma gaita de fole.
Porém com algumas associações que a igreja fazia com o paganismo, ficou proibido e taxado como pecado tocar gaita de fole na Escócia do século XVI, sendo que nesse período a gaita de fole chegou a um bom nível de desenvolvimento do instrumento, possibilitando mais sonoridade, porém foi nessa mesma época que elas começaram a competir com os instrumentos de metais e outros da família dos sopros, sendo ela cada vez menos preservadas e pouco a pouco voltou as suas origens, populações pastoris afastado das grandes cidades, voltando no século XX quando houve uma retomada feita por burgueses que buscavam músicas tradicionais encontrnado a riqueza desse instrumento.




Champion Bagpiper Jori Chisholm : https://www.youtube.com/watch?v=rNHbhgnEskY



Meu Instrumento-Thiago Scavani-Gaiteiro : https://www.youtube.com/watch?v=LDqqg1Kn-iA











Djalma de Campos 21/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário